O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Bujari, obteve a condenação de Railson Mendes de Souza Nascimento por tentativa de feminicídio qualificado. A decisão foi proferida pelo Tribunal do Júri da Comarca de Bujari, em sessão realizada na quinta-feira, 15.
O crime ocorreu no dia 23 de janeiro de 2024, em um bar do município. De acordo com a denúncia, Railson, visivelmente alcoolizado, iniciou uma discussão com a vítima, motivado por ciúmes, ao vê-la conversando com uma ex-namorada sua. Durante o desentendimento, ele desferiu golpes de faca que atingiram a mulher no tórax e no braço. A vítima só sobreviveu graças à intervenção de terceiros e ao rápido atendimento médico.
O promotor de Justiça Antônio Alceste Callil de Castro, que atuou na acusação durante o júri, destacou a motivação fútil do crime e a violência empregada pelo réu. O Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e a autoria dos crimes, acolhendo as qualificadoras de motivo fútil, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio.
A pena foi fixada em 9 anos, 8 meses e 7 dias de reclusão, em regime inicial fechado. Railson Mendes de Souza Nascimento continuará preso preventivamente, uma vez que responde a outro processo por homicídio qualificado que ainda tramita na Justiça.