Rio Branco, AC, 7 de setembro de 2024 16:56
photo-output.jpg

Passageiros passam mal durante voo de Brasília para o Acre e são atendidos por secretário de saúde Pedro Pascoal

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na noite da última quinta-feira, 25, em um voo comercial que saiu de Brasília com destino a Rio Branco, no Acre, dois homens cujo nomes e idade não foram revelados, acabaram passando mal e foram atendidos pelo médico e secretário de saúde, Pedro Pascoal.

Como de costume, quando alguém passa mal em um voo, os comissários perguntam se há algum médico dentro da aeronave, e desta vez, o Dr. Pedro Pascoal se colocou à disposição para ajudar os homens, onde um deles estava em crise de ansiedade, mas que após alguns minutos, acabou conseguindo controlar, e o outro apresentou um quadro de hipotensão (Pressão baixa).

A crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação. Vale ressaltar que a ansiedade é um processo natural do nosso corpo diante de diversas situações do dia a dia, mas passa a se tornar patológico quando afeta o cotidiano e prejudica a saúde física e emocional de uma pessoa. 

A hipotensão é o termo popular conhecido como “pressão baixa”, quando a medida da pressão arterial está abaixo de 9 por 6. Os valores de referência desejáveis estão ao redor de 120 mmHg x 80 mmHg, ou 12 por 8, de acordo com os critérios internacionais.

Após serem atendidos, os homens apresentaram melhora. Pedro Pascoal auxiliou, com base em sua experiência, os pacientes. Após isso todos seguiram para os seus assentos e o voo seguiu normalmente. O voo foi mantido por um período a mais no “ar”, esperando que o paciente com hipotensão apresentasse melhora.