Tylon Mendes Souza, com 26 anos, foi ferido com várias facadas no peito após um idoso reagir a um assalto na manhã desta terça-feira (7), na rua Euclides da Cunha, no bairro Novo Esperança, em Rio Branco.
Segundo informações da polícia, Tylon seria assaltante e tentou roubar um idoso que havia acabado de receber a aposentadoria. O idoso estava passando pela rua Euclides da Cunha, quando foi abordado pelo criminoso que estava com uma faca.
Ao tentar roubar a vítima, o homem acabou entrando em luta corporal com o idoso. Na confusão, a faca de Taylon caiu no chão e a vítima conseguiu pegar o objeto para agir em legítima defesa, desferindo vários golpes em cima do peito de Taylon. Após a ação, o idoso fugiu do local.
Ainda segundo a polícia, Taylon estava visivelmente transtornado em via pública, possivelmente pelo uso de entorpecentes, e após ser esfaqueado começou a pegar tijolos que estavam na frente de uma residência e começou a jogar em várias casas. A Polícia Militar (PM) foi acionada e chegou rápido ao local, e pediu apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O SAMU enviou uma ambulância de suporte avançado para dar os primeiros atendimentos a Taylon, que ao chegar no local, verificou que o homem teve um golpe de faca no peito e conseguiram estabilizar o quadro clínico, e em seguida ele foi encaminhado para o Pronto Socorro de Rio Branco (PS) em estado de saúde grave.
De acordo com os socorristas, Taylon já entrou extremamente agressivo e agitado na ambulância, não sendo possível uma avaliação exata do quadro clínico. Ao ser levado pelo SAMU para o setor de emergência do PS, o homem não permitiu um atendimento adequado. O médico do SAMU, Jhonata Santiago, disse que possivelmente uma das facadas tenha acertado o pulmão do jovem, mas não teve como fazer uma avaliação melhor.
Minutos depois, o idoso de 76 anos foi até o PS para saber o estado de saúde do jovem. Policiais militares do 1º Batalhão conversaram com o homem e disseram que ele não seria preso, porém, precisava registrar o ocorrido na Delegacia de Flagrantes (Defla), para que Taylon, ao sair do hospital, recebesse voz de prisão pelo crime de roubo. Os militares informaram o idoso que tudo se configura com legítima defesa e uma lesão corporal.
O idoso foi levado pelos policiais até à Defla para prestar depoimento. O caso será investigado pela Polícia Civil.