Na manhã desta sexta-feira, 11, o Alerta Cidade veiculou uma denúncia feita diretamente pelos alunos do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), acerca das péssimas condições do ônibus que servia de transporte para os estudantes.
As denúncias, comprovadas por meio de vídeo, alertam para os vidros quebrados, porta com falhas e ar condicionado não funcional. Após a veiculação do vídeo, o instituto entrou em contato com a equipe de reportagens do Alerta Cidade, e encaminhou uma nota afirmando que tem compromisso com a segurança, bem-estar e dignidade dos alunos.
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) vem a público, por meio desta nota, esclarecer os fatos noticiados na manhã desta sexta-feira (11), pelo portal Alerta Cidade, a respeito das condições do transporte escolar utilizado por estudantes da instituição.
Em primeiro lugar, o Ieptec reitera seu compromisso com a segurança, o bem-estar e a dignidade de seus estudantes, reconhecendo a importância do serviço de transporte escolar para garantir o pleno acesso à educação profissional e tecnológica em todo o estado.
Tão logo a presidência da instituição tomou conhecimento das denúncias relativas a eventuais irregularidades no veículo de transporte escolar, foi determinada a imediata apuração dos fatos, bem como a adoção de providências urgentes para correção da situação.
Com efeito, informamos que o veículo mencionado já foi recolhido para manutenção corretiva, a fim de sanar os problemas identificados. Para garantir a continuidade do atendimento aos estudantes, está sendo disponibilizado outro veículo em caráter emergencial, plenamente apto ao cumprimento da rota escolar, com as condições exigidas pelas normas de segurança.
Além disso, o Ieptec está acompanhando diretamente a execução dos serviços contratados, e, reafirma que, mantém canal aberto de diálogo com a comunidade estudantil, e permanece à disposição para ouvir sugestões, críticas e reivindicações, sempre com o objetivo de aprimorar os serviços prestados e assegurar o direito à educação com qualidade e segurança.
Rio Branco/AC, 11 de julho de 2025.
Alírio Wanderley Neto
Presidente do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).”