
IFAC apresenta sete projetos sobre sustentabilidade e Amazônia em mostra pré-COP30
O Instituto Federal do Acre (Ifac) iniciou, na segunda-feira (20), sua participação na Mostra dos Institutos Federais da Região Norte, um evento realizado em Belém (PA) que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30).
Servidores e alunos dos seis campi do Ifac estão apresentando sete iniciativas de pesquisa e inovação, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco em educação, meio ambiente, inclusão e tecnologia para a Amazônia. A mostra segue até o dia 22 de outubro e reúne projetos de toda a Rede Federal.
As propostas desenvolvidas por estudantes e servidores reforçam o compromisso institucional com a produção científica e soluções que valorizam saberes locais e o desenvolvimento sustentável no contexto amazônico.
“A participação do Instituto reforça o compromisso institucional com a produção científica e com soluções que valorizam saberes locais, inovação social e desenvolvimento sustentável no contexto amazônico”, ressaltou o diretor de Pesquisa do Ifac, Fábio Soares Pereira.
Um dos expositores, o estudante Kleriston Ferreira, do campus Rio Branco, ressaltou a importância da experiência como uma troca de conhecimento.
“Tem sido muito legal participar do evento, pois pude conhecer outros projetos e participar de atividades diversas. Além disso, ao apresentar o nosso projeto, tivemos a oportunidade de receber sugestões e também divulgar o que temos desenvolvido na instituição”, afirmou Ferreira.
Entre os projetos apresentados estão “Memória dos Povos Extrativistas”, “Robô Social Educacional de Baixo Custo” e “Curativos Biodegradáveis Nanotecnológicos”.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Hérika Montilha Satrapa, a participação “significa abrir portas, fortalecer redes e dar visibilidade ao que produzimos no Acre, com identidade amazônica e compromisso social”.
O reitor do Ifac, Fábio Storch, reforçou que a presença da instituição nas atividades que envolvem a COP 30 evidencia o papel estratégico dos institutos federais no desenvolvimento regional.
“O Ifac tem assumido o compromisso de formar profissionais e gerar conhecimento que dialogam com os desafios reais do nosso território. Ver nossos estudantes e servidores apresentando soluções na COP 30 é a prova de que a educação pública transforma, projeta o Acre e constrói futuro para a Amazônia”, destacou Storch.