Rio Branco, AC, 19 de setembro de 2024 08:46
img_9757-1.jpg

Ilustradores afirmam estarem sendo roubados por inteligência artificial: “Medo de não conseguir me sustentar”

Facebook
Twitter
WhatsApp

A conversa que a ilustradora Lúcia Lemos, de 30 anos, teve com um antigo cliente ainda fica na sua cabeça. Lúcia relembra, ao se referir ao uso de inteligências artificias, ao invés de ilustradores reais na criação de artes.

“Eu te contrato e você demora uma semana para fazer o desenho; Agora eu digito uma linha de código e consigo 20 desenhos na hora com inteligência artificial”, Afirma cliente.

A situação preocupante tem incentivado a formação de grupos de artistas que debatem o novo contexto e sugerem soluções por meio de propostas legislativas.

“Os artistas já vinham sentindo que estavam ganhando menos, com menos oportunidades de freelancers, menos vagas. Mas começou a tomar uma proporção grande”, afirma Carlos Ryal, diretor da União Democrática de Artistas Digitais (Unidad), grupo criado para discutir a proteção do trabalho autoral, no ano de 2024.

Para que uma IA generativa exista, ela passa por um processo de “treinamento” utilizando um banco de dados contendo informações de textos, imagens ou vídeos. Com base no conhecimento acumulado, a IA é capaz de produzir conteúdo em resposta aos comandos do usuário.