Rio Branco, AC, 26 de abril de 2025 04:11
img_6991-1.jpg

Inscrições para o concurso de redação do Programa Jovem Senador vão até 30 de abril

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para o concurso de redação do Programa Jovem Senador, que selecionará 27 estudantes da rede pública nacional, um de cada estado e do Distrito Federal, para uma imersão na rotina do Senado Federal, em Brasília (DF), entre os dias 18 e 22 de agosto.Estudantes selecionados conhecem de perto o funcionamento do Senado Federal e têm oportunidade de apresentar projetos de lei.

Neste ano, o tema da redação é “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente”, inspirado no lema da Conferência Rio-92, “Pense globalmente, aja localmente”. A proposta é estimular o protagonismo juvenil na transformação de ideias em ações concretas em prol do meio ambiente.

A escolha do tema ganha ainda mais relevância com a preparação do Brasil para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), prevista para novembro, reforçando a necessidade de debates sobre soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios climáticos enfrentados pelo país e pelo mundo.

Como participar

Para concorrer, o estudante deve:

– Estar matriculado em uma escola pública estadual;

– Ter no máximo 19 anos até 31 de dezembro de 2025;

– Ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa de 18 a 22 de agosto.

A prova de redação será aplicada nas próprias escolas. Os materiais necessários para a inscrição, como a ficha de participação e a folha de redação, estão disponíveis no site: www.senado.leg.br/jovemsenador.Representante do Acre em 2024, Eglaíny Inácio participou das atividades no Senado e destacou como a experiência mudou sua visão sobre política e democracia. Foto: Cedida

Vivência no Senado

A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e tem como missão promover o conhecimento sobre política, democracia e cidadania entre os jovens brasileiros, fortalecendo o vínculo entre os estudantes e o Senado Federal.

Durante a semana em Brasília, os jovens senadores terão a oportunidade de simular o trabalho parlamentar, conhecer a estrutura do Legislativo e até propor sugestões que podem virar projetos de lei. O programa também desenvolve habilidades como liderança, argumentação e negociação, incentivando a formação de cidadãos mais articulados politicamente.

Em 2024, a representante do Acre foi Eglaíny Inácio, aluna da Escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, orientada pela professora Elisângela Silva. A estudante destacou que a experiência mudou sua visão sobre a política.Evento proporciona aos jovens oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Senado. Foto: cedida

Para a professora Elisângela, o programa vai além da sala de aula: “Ver uma aluna do interior do Acre vivenciar o funcionamento do Senado e perceber seu papel como cidadã ativa foi algo transformador, tanto para ela quanto para toda a escola. Essa oportunidade é uma janela para o futuro dos nossos jovens”. Assessoria Secom.