O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (19) o edital com o cronograma da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/1. O período de inscrições será de 9 a 13 de junho, por meio do Sistema Revalida.
A participação nesta etapa é restrita aos candidatos aprovados na primeira fase do exame, que engloba provas objetivas e discursivas. Também podem se inscrever aqueles que foram aprovados na primeira etapa de edições anteriores, mas não obtiveram sucesso na segunda fase.
No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a cidade onde realizará a prova e, caso necessário, poderá solicitar atendimento especializado ou o uso do nome social. As cidades de aplicação e o número de vagas disponíveis serão informados diretamente no sistema, no ato da inscrição.
As provas práticas de habilidades clínicas serão aplicadas nos dias 19 e 20 de julho. Durante esses dois dias, os participantes enfrentarão um circuito com dez estações, nas quais serão apresentados casos clínicos e situações-problema. As tarefas práticas deverão ser realizadas com base nas cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
O Revalida é voltado a médicos, brasileiros ou estrangeiros, formados fora do Brasil e que desejam atuar profissionalmente no país. O exame tem como objetivo verificar se o candidato possui os conhecimentos, habilidades e competências equivalentes aos exigidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina brasileiro, em sintonia com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
A revalidação do diploma está condicionada à aprovação nas duas etapas do exame. Em caso de êxito na segunda fase, o participante deverá apresentar a documentação exigida pela universidade parceira revalidadora, que será responsável pela validação do diploma junto ao sistema educacional brasileiro.
Na edição deste ano, a primeira fase do Revalida foi realizada em 23 de março e contou com a participação de 93,63% dos 17.778 inscritos.