A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão solicitar a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, do site oficial (meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135.
Segundo o INSS, cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados desde a última terça-feira (13) sobre descontos realizados por entidades e associações, muitos deles sem autorização prévia dos beneficiários. Agora, com a nova funcionalidade “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo, é possível verificar a qual entidade o beneficiário está vinculado.
Caso seja identificado algum desconto não autorizado, o segurado poderá pedir a devolução diretamente pelos canais oficiais. A recomendação é que os beneficiários não aceitem contatos por ligações telefônicas ou mensagens de texto, uma vez que os comunicados serão feitos exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS.
Para ter acesso à notificação, é necessário baixar gratuitamente o aplicativo Meu INSS, disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Após a instalação, o usuário deverá criar uma conta com CPF, login e senha. Essa conta também permite acesso a outros serviços públicos integrados ao sistema Gov.br.
Também é possível criar a conta utilizando o internet banking de bancos credenciados. Após o login, basta clicar no ícone do sininho, no canto superior direito da tela, selecionar “Configurar Notificações” e, em seguida, ativar a opção “Permitir notificações”.
Como alternativa para quem não tem acesso aos meios digitais, o governo federal está negociando com os Correios a utilização das 8,5 mil agências em todo o país para atendimento presencial dos segurados.
Devido ao grande volume de acessos, o INSS alertou que o aplicativo pode apresentar instabilidades temporárias. Segundo a autarquia, a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da plataforma, está monitorando o funcionamento do sistema para garantir o atendimento.
Na semana passada, o INSS também enviou mensagens a segurados que não tiveram nenhum desconto, tranquilizando-os. A notificação dizia: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil