Será realizada a última instalação de internet corporativa para o Poder Judiciário do Acre, o local a ser beneficiado é o Palácio da Justiça. O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) contratou a prestação de serviços de acesso corporativo via satélite de baixa órbita para fornecer conexão de acesso à Internet banda larga de alta velocidade e baixa latência, para que a segunda rede esteja disponível de forma contínua e estável, sem afetação de indisponibilidades.
As instalações se iniciaram na segunda quinzena de outubro deste ano e 30 pontos foram ativados, o que incluiu fóruns nos municípios, as unidades do PIDJus e o Centro Cultural do Juruá. Neste mês de dezembro, o serviço foi disponibilizado no Fórum de Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Walter e Santa Rosa. Deste modo, foi aprimorada a infraestrutura tecnológica para o desempenho do atendimento à população até nos municípios mais distantes.
O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAC, Elson de Oliveira, destacou que a medida proporciona estabilidade à prestação jurisdicional, o que afeta diretamente na eficiência, velocidade das movimentações processuais, qualidade das transmissões e videoconferências, bem como a segurança institucional.
Considerando que uma das metas do Poder Judiciário é facilitar o acesso à Justiça, esse serviço se torna indispensável em ações como o Projeto Cidadão, que leva atendimentos para a zona rural, comunidades ribeirinhas, aldeias e locais de difícil acesso.
Para a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, a infraestrutura tecnológica tem se tornado um pilar essencial para garantir um atendimento eficiente à população, mesmo nos municípios mais distantes. “Com o avanço da conectividade e a expansão de redes de internet, a tecnologia tem facilitado o acesso da população a diversos recursos e serviços essenciais”, disse.
Fonte assessoria TJAC.