×
Imagem destaque

Últimas

Mesmo com promessa de inclusão, intérpretes de Libras são barrados em show de Zezé Di Camargo e Luciano na Expoacre 2025

Uma nota de repúdio foi publicada por entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência após um episódio ocorrido na noite desta segunda-feira (28), durante o show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, na Expoacre 2025. 

Profissionais tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), contratados pelo Governo do Estado do Acre para promover acessibilidade no evento, foram impedidos de atuar pela produção do show.

O caso gerou forte repercussão, especialmente por ocorrer em um evento público, organizado com recursos estatais, que havia prometido implementar medidas de acessibilidade como parte de sua programação. 

Diversas instituições manifestaram indignação com o impedimento, destacando que a atitude viola direitos fundamentais garantidos por lei.

Na nota divulgada, as entidades afirmam:
“Repudiamos qualquer tipo de negação de direito à acessibilidade”, reforçando que a presença dos intérpretes é essencial para garantir a participação plena das pessoas surdas nos eventos culturais.

O Governo do Estado, por sua vez, havia anunciado publicamente que trabalharia para garantir a acessibilidade durante toda a Expoacre 2025.