Rio Branco, AC, 18 de setembro de 2024 20:22
img_0119-1.jpg

Ismael Machado cobra contratação de professores do cadastro de reserva após demissão de mais de 500 profissionais da rede municipal 

Facebook
Twitter
WhatsApp

O vereador Ismael Machado (UB), apresentou nesta quarta-feira (4), um requerimento solicitando a contratação urgente dos profissionais que estão no cadastro de reserva do concurso da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco(SEME) de 2019 e 2024. 

O pedido ocorre em resposta ao encerramento dos contratos provisórios de centenas de professores da rede municipal de ensino.

A Secretaria Municipal de Educação perdeu o prazo para a renovação dos contratos provisórios de mediadores, cuidadores, que se estendia até a última segunda-feira (2). A situação deixou diversos profissionais da educação sem emprego e gerou incerteza nas escolas municipais quanto ao atendimento de demandas essenciais.

O município identificou a necessidade de prorrogação desses contratos devido a diversos motivos, incluindo o fato de o ano letivo se estender até o dia 31 de janeiro de 2025. A maioria dos profissionais afetados pela rescisão é composta por educadores especiais, responsáveis por atender alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades especiais. 

Segundo o vereador Ismael Machado, o município precisa atender à esta demanda, para que o ano letivo das crianças não venha ser prejudicado.

“E eu venho lutando há mais de dois anos pela contratação dos servidores efetivos. Os contratos provisórios devem ser uma excepcionalidade, não uma prática recorrente. Você vê agora, só nesse momento, 550 provisórios. Então, tem que contratar os servidores efetivos, estão no cadastro de reserva de 2019, de 2024, aptos a exercer o serviço público, contribuir com o nosso município”, destacou o vereador.