Na última sexta-feira (28), a presidente do Instituto de Terras do Acre (ITERACRE), Gabriela Câmara (PP), esteve em Plácido de Castro a convite do prefeito Camilo Silva (PP) para debater a regularização fundiária no município. Durante o encontro, Gabriela destacou a importância do processo e relembrou que, no passado, a emissão dos títulos chegava a demorar até seis meses.

A presidente também ressaltou a relevância da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no processo, mencionando o superintendente Tiago Mourão como um parceiro essencial para agilizar as regularizações em Plácido de Castro. Segundo Gabriela, o ITERACRE pretende fortalecer essa parceria para garantir mais celeridade e eficiência na entrega dos títulos definitivos aos moradores.
A regularização fundiária é fundamental para garantir segurança jurídica, evitar a grilagem, fomentar o desenvolvimento urbano e rural, além de proporcionar acesso ao crédito e valorização dos imóveis. Com o apoio do Governo do Estado, o ITERACRE segue avançando para tornar a posse da terra um direito efetivo para milhares de acreanos.
Ainda em 2025, o ITERACRE, em parceria com a SPU e a prefeitura de Plácido de Castro deve avançar para garantir que mais pessoas do município tenham o título de suas casas.