Rio Branco, AC, 22 de julho de 2024 10:12

Jarude cobra convocação do cadastro de reserva dos Bombeiros para fortalecer ações durante enchentes

Facebook
Twitter
WhatsApp

O deputado estadual Emerson Jarude (Novo) cobrou efetividade do poder público nas ações não apenas para amenizar os efeitos das enchentes, mas principalmente, para prevenir os impactos das cheias dos rios e igarapés acreanos.

O deputado pontuou que a situação que acontece em 19 dos 22 municípios acreanos que no momento estão em situação de emergência, não se trata de uma casualidade. A elevação no nível dos mananciais já é recorrente durante o inverno amazônico, sendo portanto um dever do Governo e prefeituras trabalharem para evitar os transtornos.

“Estamos vivendo um verdadeiro caos, mas sabemos que isso, na nossa região, acontece com muita frequência e precisamos estar preparados”, defendeu.

Uma das ações sugeridas por Jarude por meio de requerimento apresentado na sessão desta terça-feira (5), foi a contratação de bombeiros que estão no cadastro de reserva do último concurso aguardando serem chamados.

“Eu subo aqui hoje para pedir que o Governo faça a convocação, pois temos hoje um déficit de 1.033 vagas, a necessidade de fortalecer essa instituição é urgente. Temos 249 bravos candidatos prontos para se juntarem a essa luta, aguardando apenas o chamado”, justificou o parlamentar.

Ainda em relação às enchentes, um gabinete de crise montado por Jarude junto com sua equipe, parceiros e voluntários está atuando desde o dia 22 de fevereiro com a Operação Rio Branco ama Rio Branco, tendo atendido quase 150 pessoas desabrigadas pelas águas do Rio Acre na capital, Mais de 60 animais foram resgatados pelo Projeto Cuidar, que distribuiu ainda 135 quilos de ração.

Em uma cozinha montada no gabinete, mais de 700 refeições foram preparadas até esta terça-feira (5) e distribuídas às famílias que estão ilhadas ou em abrigos que não foram atendidos pelo poder público.