Rio Branco, AC, 8 de janeiro de 2025 12:54
img_3802.jpg

Javier Milei ri durante discurso de Lula na cúpula do Mercosul, e situação gera comentários nas redes sociais

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), foi flagrado rindo durante o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cúpula do Mercosul, realizada nesta sexta-feira (6.dez.2024), no Uruguai. Em um vídeo que circula, Milei também aparece levando as mãos ao rosto, demonstrando aparente tédio enquanto Lula discursava sobre a qualidade e segurança dos produtos comercializados pelo bloco.

Na ocasião, o presidente brasileiro repudiava críticas recentes feitas à procedência dos produtos do Mercosul, mencionando o caso do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, que em novembro suspendeu a compra de carnes do bloco por desconfianças.

“Não aceitaremos que tentem difamar a qualidade e segurança de nossos produtos. O Mercosul é um exemplo de que é possível conciliar desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental”, afirmou Lula.

Relação tensa entre Lula e Milei

A relação entre os dois líderes segue marcada por trocas de farpas públicas e pouco diálogo. Desde a campanha eleitoral argentina e após a vitória de Milei, ambos se atacaram diversas vezes em entrevistas e eventos. Entre setembro e novembro de 2023, Lula criticou Milei ao menos cinco vezes, enquanto o presidente argentino fez ao menos sete declarações negativas sobre o brasileiro.

Em entrevista à revista The Economist, em setembro de 2023, Milei afirmou que Lula não era apenas um socialista, mas alguém com “vocação totalitária”. Em outra ocasião, disse que não negociaria “com comunistas” e chamou o presidente brasileiro de “grande corrupto”.

Por sua vez, Lula comparou Milei a Jair Bolsonaro, afirmando que ambos atuavam “contra o sistema”. Em novembro de 2023, declarou que não precisava gostar de nenhum chefe de Estado, citando especificamente a Argentina.

Posse e encontros diplomáticos

A tensão ficou evidente durante a posse de Milei, em dezembro de 2023, quando Lula optou por não comparecer, enviando o chanceler Mauro Vieira como representante. O ex-presidente Jair Bolsonaro, por outro lado, foi convidado por Milei e ocupou um lugar de destaque na cerimônia.

No G20, realizado no Rio de Janeiro em novembro, os dois presidentes tiveram uma interação breve e fria, refletindo o distanciamento político. Durante a foto oficial, o cumprimento foi formal e sem demonstrações de cordialidade, contrastando com o tom mais caloroso de Lula em interações com outros líderes.

A postura entre os dois líderes reforça o clima de tensão que permeia as relações bilaterais entre Brasil e Argentina, mesmo em fóruns regionais como o Mercosul.