×

Últimas

Jovens de 15 anos já podem emitir título de eleitor e se preparar para votar nas eleições de 2026

O Senado Federal divulgou nas redes sociais, nesta quinta-feira (6), uma campanha voltada aos jovens que completa 15 anos em 2025. A publicação esclarece que, embora o voto seja permitido apenas a partir dos 16 anos, já é possível tirar o título de eleitor com 15.

Com o slogan “Título eleitoral com 15 anos? Pode, sim!”, a ação busca incentivar a participação política da juventude e reforçar a importância do voto consciente. A campanha também destaca a frase “Não deixe pra depois, o seu voto é a sua voz”, motivando os futuros eleitores a se prepararem com antecedência para as eleições de 2026.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o alistamento eleitoral pode ser feito de forma online, pelo portal do TSE, no sistema de Autoatendimento Eleitoral. Para isso, é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e uma foto do rosto segurando o documento de identificação.

O voto, no Brasil, é facultativo para jovens de 16 e 17 anos e obrigatório a partir dos 18. A iniciativa pretende aproximar adolescentes do processo democrático e fortalecer a representatividade nas urnas.