
Judiciário acreano renova apoio institucional à realização das Eleições Gerais 2026
Falta exatamente um ano para as Eleições Gerais de 2026. O marco temporal foi o motivo para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) reunir as instituições e imprensa a fim de inaugurar o ciclo de diálogos sobre as ações preparatórias. Deste modo, o presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Laudivon Nogueira, renovou o apoio institucional, necessário para a garantia da democracia e soberania popular.
Na ocasião, a presidente do TRE, desembargadora Waldirene Cordeiro, falou sobre o pleno exercício da cidadania e que, neste momento, a Justiça Eleitoral tem priorizado o cadastro biométrico dos eleitores. “No Acre, há 6,6% de eleitores sem biometria, ou seja, cerca de 40 mil pessoas. Nós iniciamos a busca destes eleitores que não possuem a biometria e estamos fortalecendo a adesão da biometria nas escolas e universidades”, afirmou Cordeiro.
Outros desafios elencados foram a fiscalização eleitoral, com ênfase no cumprimento da cota de gênero nas candidaturas e o combate às fake news. Nesse sentido, a presidente do TRE reforçou o uso dos canais oficiais de comunicação e a importância de checar os fatos, bem como de realizar denúncias.
Em 2026, as eleitoras e eleitores vão escolher seus representantes para os seis cargos disponíveis: presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e senadores. Assim como nas últimas eleições, o horário de votação no Acre será das 6 às 15h.