×

Últimas

Juntos Pelo Acre realiza ação social em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no domingo, 21, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) representada pela vice-governadora e secretária Mailza Assis, realizou nesta sexta-feira, 19, uma ação do programa Juntos Pelo Acre, destinada a diversas associações de pessoas com deficiência, no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP).A ação levou serviços para atender a comunidade.

Uma das beneficiadas com a iniciativa, Francisca Rosilda da Costa Silva disse que é uma grande satisfação participar do evento: “É para mim uma grande satisfação a gente estar aqui, nessa ação tão maravilhosa, uma ação que o governo do Estado do Acre lançou hoje. Então, para a gente, é muito satisfatório estar aqui, recebendo esses kits”, declarou animada.Francisca recebeu itens de vestuário.

“A importância desse dia hoje para nós é muito importante porque, muitas vezes, para as pessoas irem buscar essas atividades é muito difícil, né? Então, com certeza, está sendo muito importante para a gente”, descreveu a professora brailista Ulda Veloso, que também é pessoa com deficiência visual.

O Programa busca, com uma estratégia integrada do governo, aproximar políticas públicas da população, especialmente de grupos historicamente invisibilizados.Hélio Cezar Koury representou a SEASDH.

Representando a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Hélio Cezar Koury agradeceu os esforços das associações e disse que é importante que todos estejam unidos, trabalhando em conjunto, não só como beneficiários, mas apoiando o trabalho dessas organizações.

“São elas que são a voz de vocês junto ao poder público. Então, a gente quer muito agradecer. Porque a gente trouxe esse vestuário social, que é uma ação do governo do Estado devolvendo para a sociedade material que foi apreendido pela Receita Federal, material de qualidade. E, ao invés de ser incinerado, a gente está levando para todos os cantos do estado”, ressaltou Hélio.Mães atípicas, pessoas com deficiência física, auditiva e visual marcaram presença.

Ao centro, foram levados 900 kits de vestuário social, o serviço de registro civil com emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento, óbito e outras, além de atendimentos de saúde com a Faculdade da Amazônia (Unama).

Para a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede) e chefe da Divisão da Pessoa com Deficiência na SEASDH, Joana D’Arc Silva, a população já alcançou avanços importantes.

“A nossa Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, na pessoa da nossa vice-governadora e secretária, Mailza Assis, juntamente com o nosso governador Gladson Camelí e a diretoria de Direitos Humanos, representada pela Joelma Pontes, tem esse compromisso de promover todas as políticas voltadas para as pessoas com deficiência, assim como todas as outras políticas sociais. E acreditamos que, com a união de todas e todos aqui no Acre, com todas as associações, conseguiremos muito mais”, disse Joana.Associações prestigiaram o encontro social.

O objetivo da ação social é celebrar conquistas, reafirmar direitos e renovar o compromisso coletivo por uma sociedade mais inclusiva, justa e solidária.

Participaram da ação a Associação Família Azul do Acre (Afac), a Casa de Acolhida Souza Araújo, as Mães Atípicas do Acre (Afasg), o Centro Dom Bosco, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência Física do Acre (Capedac), Associação Paralímpica do Acre, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Família Down, Moabe, Fibromialgia Acre (Afibrac), Associação dos Deficientes Visuais (Adevi). Assessoria Secom.