×

Últimas

Lula lidera intenções de voto nas primeiras pesquisas eleitorais de 2026, mas vantagem sobre Flávio Bolsonaro é a menor em 16 anos

As primeiras pesquisas eleitorais do ano indicam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida pela reeleição em outubro de 2026. Apesar de aparecer à frente em todos os cenários, a vantagem do petista sobre o principal adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), é a menor registrada em um início de ano eleitoral desde 2010, sinalizando um cenário mais competitivo nas primeiras sondagens.

De acordo com levantamento Genial/Quaest divulgado em 14 de janeiro, Lula soma 36% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 23%, uma diferença de 13 pontos percentuais. Já a pesquisa Paraná Pesquisas, publicada na última quinta-feira (29/1), mostra uma disputa mais apertada: o presidente registra 39,8% contra 33,1% do senador, reduzindo a distância para 6,7 pontos percentuais.

A proximidade dos números chama a atenção quando comparada com disputas eleitorais anteriores. A última vez em que a margem entre o primeiro e o segundo colocado foi semelhante no início do ano eleitoral ocorreu em 2010, na corrida entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Na ocasião, a primeira pesquisa Datafolha daquele ano, realizada em fevereiro, indicava Serra com 32% das intenções de voto, contra 28% de Dilma, diferença de quatro pontos percentuais. Mesmo atrás naquele momento, a petista apresentava crescimento nas sondagens, impulsionada pelo apoio de Lula, que mantinha altos índices de aprovação, e acabou vencendo a eleição.

Nos anos seguintes, os cenários iniciais foram mais favoráveis aos líderes das pesquisas. Em 2014, por exemplo, Dilma começou o ano com vantagem confortável sobre o principal adversário, Aécio Neves (PSDB). Segundo sondagem do Datafolha, a diferença chegava a cerca de 30 pontos percentuais, quadro bem mais folgado do que o observado atualmente.

Foto: CBN