Mais cirurgias, menos filas e novos serviços elevam o patamar da Fundhacre em 2025
A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), principal complexo hospitalar do Acre, chega ao fim de 2025 com muitas mudanças na forma de atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do ano, a instituição reorganizou serviços, aumentou a oferta de atendimentos especializados, levou ações para o interior e investiu em estrutura, tecnologia e formação profissional.Fundhacre é referência em atendimento especializado na Região Norte.
Desde o início do ano, a Fundhacre registrou crescimento na oferta de consultas e procedimentos em áreas como cardiologia, nefrologia, ortopedia, ginecologia, neurologia, oftalmologia e cuidados ao pé diabético. Ao longo de 2025, centenas de novas vagas foram abertas, o que contribuiu para a redução de filas.
Em março, a instituição passou a adotar oficialmente o nome Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, em homenagem ao ex-governador do Acre, reconhecendo a trajetória política e administrativa do homenageado.Solenidade contou com a presença de familiares de Flaviano Melo.
Os mutirões seguiram como estratégia importante para enfrentar a demanda reprimida. Em fevereiro, um mutirão de reumatologia atendeu mais de 200 pacientes com doenças crônicas como lúpus, artrite reumatoide, espondilite e fibromialgia. No mesmo mês, a Fundhacre promoveu o Mutirão de Saúde Mental, que realizou 942 atendimentos, sendo 700 consultas especializadas em Rio Branco.
Mais cirurgias e menos suspensões
Na área cirúrgica, a Fundhacre apresentou evolução consistente. Em 2025, foram realizadas 2.849 cirurgias no primeiro semestre, o maior número da série histórica, representando crescimento de 77,29% em relação a 2020. Paralelamente, o percentual de cirurgias suspensas manteve trajetória de queda em comparação aos anos de maior criticidade, chegando a 13,5%. Assessoria Secom.