Rio Branco, AC, 29 de maio de 2024 14:11

Mais de 3,8 mil doses de vacina contra a gripe venceram no estoque da Prefeitura Municipal de Rio Branco

Facebook
Twitter
WhatsApp

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital acreana estão sem doses de vacina contra a gripe. Ocorre que mais de 3,8 mil doses que foram enviadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, venceram no último dia 30 de março, por não terem sido utilizadas.

De acordo com Socorro Martins, gerente da Vigilância Epidemiológica Municipal, as doses que caíram em desuso referem-se apenas as de armazenamento. “Não contabilizamos algumas sobras nas unidades, mas foram bem poucas, já que estavámos enviando somente para atender a demanda”, explicou.

O inverno amazônico é popularmente conhecido no Acre como o período de maior circulação viral e de transmissão da gripe na região. Os sintomas são diversos, incluindo febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. A gripe é uma infecção viral e também costuma atacar os pulmões, o nariz e a garganta.

A vacinação contra a gripe se faz importante, por diminuir a incidência de casos que podem ser agravados, congestionando Unidades de Pronto Atendimento (UPA), gerando transtornos e desconfortos para a busca do tratamento.

A previsão é de que novas doses sejam enviadas para município apenas daqui 5 meses, ou seja, em setembro do ano corrente.