A tragédia no Rio Grande do Sul já deixou 85 mortos, segundo boletim da Defesa Civil divulgado no fim da tarde da última segunda-feira (6). Mais 4 mortes estão sob investigação para determinação da causa, ou seja, se foram causadas pelas enchentes que atingem o estado.
As autoridades contabilizam 339 feridos, 134 desaparecidos e mais de 201 mil pessoas estão fora de casa, sendo 153.824 desalojados e 47.676 em abrigos públicos.
As chuvas, que provocaram inundações na maior parte do estado, já afetaram 1.178.226 gaúchos de alguma forma. O número de municípios subiu para
385.
Enquanto o estado gaúcho precisa de todo o tipo de ajuda, apoio e suporte, alguns políticos estão sendo acusados por parte da população de usar da situação para tentar crescer politicamente, disseminando informações duvidosas, como o caso do Senador Marcio Bittar (PL).
Por meio de suas redes sociais, Marcio Bittar publicou um vídeo onde fez um intenso desabafo falando do gasto de dinheiro público no show. “Gosto, é gosto e eu não tenho nada contra quem gosta ou idolatra uma cantora como a Madonna. Agora, gastar dinheiro público, num show repleto de promiscuidade, quando o Rio Grande do Sul sangra milhares de pessoas, muitas morreram, muitas estão sem teto e ao mesmo tempo o poder público investir num show de uma estrela internacional, isso me choca”, pontuou Bittar. No entanto, ao não especificar que o recurso não veio do Governo Federal, o parlamentar pode ter usado de ambiguidade para gerar dúvidas acerca dos reais investimentos do show, que partiram da iniciativa privada.
Entre diversos comentários no vídeo do Senador, um se destaca pelo seu conteúdo “Seu papel como senador não é esse, vindo a público falar de artistas, quem não gostou? E não gosta ? Era só não ir. Esse Papinho não cola, faça algo o senhor, ao invés de tá gastando dinheiro público pra tá falando bobagem”, pontuou uma internauta que finalizou perguntando quanto Marcio doou para o Rio Grande do Sul, enquanto fazia o discurso nas redes sociais.
Em um compartilhamento, um internauta chama Bittar de hipócrita. “Este senhor é um hipócrita. Ele fica postando essas coisas, mas no desastre da Bahia o presidente dele estava de férias no litoral de Santa Catarina e lá ficou, mandou os ministros, agora quer pagar de moralista. Logo ele que não tem moral nenhuma”, pontuou.
Marcio Bittar pretende concorrer a reeleição pelo Senado em 2026, mas sua popularidade e aceitação diminuem a medida que o pleito se aproxima.