O candidato a prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), anunciou recentemente, em entrevista ao programa Se Liga Cidade, sua intenção de simplificar o processo de obtenção de alvarás e licenças para empreendedores locais, caso seja eleito.
Marcus destacou que sua proposta se concentra principalmente na renovação automática de alvarás de localização para empreendimentos que não mudaram de local e que não envolvem a manipulação de alimentos, eliminando a necessidade de vistoria pela Vigilância Sanitária. Segundo ele, essa medida visa tornar o processo mais ágil e menos oneroso para os pequenos empresários.
“Se não há manipulação de alimentos, se não necessidade de vistoria da Vigilância Sanitária, então esses alvarás tem que ser renovados automaticamente. Então nós buscamos ter uma relação moderna com os empreendedores”, afirmou.
Além disso, o candidato mencionou a oferta de microcrédito pelo município como uma forma de impulsionar o empreendedorismo local. A proposta prevê um processo simplificado para o microempreendedor acessar esses recursos financeiros, permitindo que possam iniciar ou expandir seus negócios com menos burocracia.
“Nós precisamos buscar as melhores ofertas de crédito, e a gente está pensando, inclusive em ter no município, uma oferta de microcrédito para que a pessoa possa com esse dinheiro ela empreender com ele”, destacou Marcus Alexandre.