×

Últimas

Método cirúrgico brasileiro amplia acesso ao tratamento do câncer de próstata

Uma técnica cirúrgica desenvolvida e aprimorada no Brasil vem ampliando o acesso ao tratamento do câncer de próstata, ao se consolidar como uma alternativa eficaz, segura e economicamente viável. A chamada prostatectomia radical aberta com refinamento anatômico tem como principal objetivo oferecer resultados oncológicos e funcionais comparáveis aos de métodos mais modernos, sem a necessidade de tecnologias de alto custo.

O câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens no Brasil, excluídos os casos de câncer de pele não melanoma. Diante da alta incidência da doença e das limitações estruturais enfrentadas por parte da rede pública de saúde, especialistas destacam a importância de estratégias que conciliem qualidade assistencial e sustentabilidade econômica.

Baseada no conhecimento detalhado da anatomia prostática e no aprimoramento da técnica cirúrgica tradicional, a abordagem brasileira apresenta bons índices de controle do câncer, além de preservar funções essenciais, como a continência urinária e a função sexual. Estudos e experiências clínicas indicam que os resultados são semelhantes aos obtidos por meio de cirurgias minimamente invasivas, como a robótica, amplamente difundidas em centros de alto custo.

FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL