O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e com apoio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), promoveu, na última quarta-feira (07), uma reunião com as Secretarias Municipal e Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH e SEASDH).
O encontro teve como principal objetivo discutir a ampliação do atendimento institucional para pessoas em situação de rua, além de melhorar as atividades do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
Com a presença do promotor de Justiça Thalles Ferreira, da secretária estadual Amanda da Costa e do secretário municipal Wellington Souza, a reunião abordou a necessidade de criar novas vagas de acolhimento diante da superlotação da unidade de acolhimento Dona Elza.
Entre as soluções discutidas, está a proposta de realocar os serviços da extinta Casa de Passagem Ruhama para o antigo abrigo de migrantes localizado no bairro Bahia Nova, com a criação inicial de 20 vagas. As secretarias deverão realizar um estudo conjunto sobre as necessidades da nova unidade de acolhimento, que será apresentado ao MPAC.
Também foram sugeridas estratégias para o escalonamento da entrega de refeições no Centro POP, buscando minimizar os conflitos no local e garantir que a unidade possa cumprir suas funções essenciais, como estudos de casos e encaminhamentos.