Na noite da última segunda-feira (21), um morador em situação de rua escapou da morte após ser violentamente agredido e esfaqueado no bairro Alto Alegre, em Rio Branco (AC). A vítima, identificada como José Mauro de Almeida Barbosa, de 45 anos, foi atacada por supostos membros de uma facção criminosa, durante o que seria uma “disciplina” imposta pelo grupo.
De acordo com relatos de testemunhas, José caminhava pela rua quando foi surpreendido pelos criminosos, que o levaram para uma área isolada. No local, ele foi brutalmente espancado com ripas de madeira e golpeado com facadas na mandíbula, no peito direito e no braço esquerdo, que também sofreu uma fratura.
Mesmo gravemente ferido, José conseguiu se arrastar até um beco na Rua Paulistana, ainda no bairro Alto Alegre, onde encontrou familiares e pediu ajuda. Os autores das agressões fugiram logo após o crime.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico para atender a vítima, que recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhada ao Pronto Socorro de Rio Branco. No hospital, José foi entregue ao Setor de Traumatologia com perfurações e fraturas, mas seu estado de saúde foi considerado estável.
Curiosamente, a Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência até o momento do atendimento médico. O caso deve ser investigado pelas autoridades responsáveis.