O Alerta Cidade recebeu um vídeo um tanto quanto intrigante, que foi gravado em uma escola da rede municipal de ensino do município de Capixaba, interior do Acre. De acordo com as imagens, a caixa que fica a água que seria utilizada para consumo escolar, está em péssimas condições de salubridade.
“Olha como é que está a tampa da caixa da nossa escola. Cheia de fezes de rato. Aqui é cocô de rato. A água é porque não dá de ver lá no fundo, mas está só lama”, disparou o homem não identificado que gravou o vídeo.
As fezes e urinas de ratos podem ser a origem de muitas doenças. Isso inclui hantavirose, tifo murino, leptospirose. Segundo a Embrapa, há cerca de 35 enfermidades que são transmitidas pelos animais.
O Alerta Cidade entrou em contato com a Secretária de Educação de Capixaba, que explicou que aquela escola fica situada na zona rural, e que é de difícil acesso. “É uma escola que fica localizada na zona rural. É muito difícil chegar até lá, mas lhe garanto que não é nada de rato. É poeira. Isso tudo é politicagem. Estão atrás de coisas pra tentar manchar a imagem do prefeito, e da gente também. Nosso trabalho pela educação é incansável. A gestora da escola me disse que cuida muito bem de lá”, frisou a secretária.