Rio Branco, AC, 20 de junho de 2025 12:16
1f996499-c214-4462-8bd5-2bbaa83d47c2-1.jpg

Morre Mãe Maria da Cabocla Brava, uma das maiores referências da Umbanda no Acre 

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Com profundo pesar, a comunidade de Rio Branco (AC) e os seguidores da religião de matriz africana lamentam o falecimento de Mãe Maria da Cabocla Brava, respeitada e referência de força espiritual, sabedoria e resistência. Mãe Maria partiu, nesta terça-feira, 10, deixando um legado de luta, acolhimento e cuidado com seu povo, suas filhas e filhos de santo, e com toda a comunidade tradicional.

Mãe Maria foi uma guardiã de saberes ancestrais e liderança espiritual firme, que contribuiu significativamente para a preservação dos axés, a promoção de igualdade racial, a defesa da liberdade religiosa e a construção de uma cultura de respeito à diversidade. Seu trabalho e dedicação inspiraram muitas pessoas e deixaram um impacto duradouro na comunidade.

Neste momento de dor, a comunidade se une em oração e axé, pedindo que os Orixás, encantados e caboclas a recebam com honra e festa. Que sua luz continue a guiar nossos caminhos. Descanse em paz, Mãe Maria. Sua voz ecoará sempre em nossos cantos, e sua força permanecerá viva em nossos terreiros.

A perda de Mãe Maria é sentida por todos que a conheceram e foram tocados por sua sabedoria e amor. Seu legado continuará a inspirar e guiar as futuras gerações.