×

Últimas

MPAC apresenta ao MPF ferramenta que reunirá dados estratégicos sobre escolas do Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu, na última quinta-feira, 12, a visita do procurador da República Luidgi Merlo dos Santos, que conheceu uma iniciativa em desenvolvimento por servidores do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), voltada à organização de informações detalhadas sobre as escolas públicas do estado.

A base de dados foi estruturada a partir da aplicação de questionários e da realização de visitas às unidades de ensino, possibilitando a coleta de informações precisas e atualizadas. Entre os dados sistematizados estão a localização das escolas (com identificação se situadas em zona urbana ou rural), as condições de infraestrutura, a merenda escolar, as formas de acesso (por transporte terrestre ou fluvial, por exemplo), além de outros aspectos relevantes para a análise da realidade educacional.

Conforme os servidores que trabalham na ferramenta, mais do que concentrar informações, o diferencial do projeto está na forma como os dados são organizados e apresentados. A proposta é oferecer uma visualização clara, simples e intuitiva, facilitando a compreensão do cenário e subsidiando, de maneira prática, a atuação dos promotores de Justiça.

O coordenador do NAT, promotor de Justiça Rodrigo Curti, ressaltou que a iniciativa será estratégica para a atuação ministerial. “Esse projeto, que estamos em vias de concluir, tem justamente o objetivo de possibilitar aos promotores de Justiça que atuam na área da educação um panorama da situação real das escolas no estado do Acre, subsidiando ações que possam ser adotadas pelo Ministério Público”, afirmou.