Rio Branco, AC, 25 de maio de 2025 20:39
img_7642-1.jpg

MPAC participa de encontro entre reeducandas e filhos no projeto “Abraçando Filhos”

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), representado pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, participou de mais uma edição do projeto “Abraçando Filhos”, realizado no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). A ação, realizada em alusão ao Dia das Mães, proporcionou um momento de reencontro entre reeducandas do sistema prisional e seus filhos, fora do ambiente carcerário.

Muitas mulheres em cumprimento de pena não recebem visitas devido a impedimentos legais ou dificuldades de deslocamento de familiares. O projeto, uma parceria do TJAC com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), busca amenizar essa distância, promovendo momentos de convivência entre mães e filhos.

A procuradora-geral adjunta Rita de Cássia Nogueira exaltou a iniciativa. “É com imensa honra e alegria, como mulher e mãe, que represento o Ministério Público neste evento tão relevante. Por meio do projeto ‘Abraçando Filhos’, o Tribunal de Justiça reafirma o seu compromisso de assegurar a dignidade e promover os direitos das mulheres no sistema prisional. As reeducandas afastadas de seus filhos enfrentam enormes desafios, e é nosso dever apoiar cada uma delas no direito de manter esse laços afetivos. A maternidade é sinônimo de amor, esperança e força que transforma vidas”, disse.

A vice-presidente do TJAC e coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), desembargadora Regina Ferrari, celebrou o encontro entre reeducandas e seus filhos.

“Hoje é um dia de alegria porque estamos aqui comemorando, embora tardiamente, o Dia das Mães. A esperança é que faz a gente viver. Que não desanimem, que seus filhos e filhas não desanimem e que vocês acreditem que amanhã será melhor. Vocês já iniciaram esse processo de retorno às suas famílias”, enfatizou a magistrada.

O encontro foi marcado por momentos de afeto e integração entre mães e filhos, com entrega de presentes e lembranças doadas pelo TJAC. Além do MPAC, estiveram presentes representantes da Defensoria Pública Estadual (DPE/AC) e da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Fotos: Clóvis Pereira

Com informações do TJAC