MPF denuncia prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, por organização criminosa e desvio de recursos da saúde
O Ministério Público Federal (MPF) apresentou, em janeiro, denúncia contra o prefeito afastado de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), a esposa dele, Sirlange Manga, e outras 11 pessoas por suposto envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos na área da saúde do município.
De acordo com a acusação, o grupo é suspeito de integrar, direta ou indiretamente, uma organização criminosa criada para fraudar contratos e desviar dinheiro público destinado a serviços de saúde. O caso tramita na Justiça Federal e envolve crimes como corrupção passiva, peculato quando há desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.
Segundo as investigações, os contratos sob suspeita teriam sido utilizados para beneficiar o grupo investigado, causando prejuízo aos cofres públicos. O Ministério Público Federal aponta que o esquema teria atuação estruturada dentro da administração municipal.
Rodrigo Manga está afastado do cargo desde novembro, por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), tomada ainda durante a fase de investigação do caso.