As eleições municipais de 2024 em Rio Branco mantiveram um cenário de baixa representatividade feminina na Câmara Municipal. Apenas uma mulher garantiu seu retorno ao parlamento: Elzinha Mendonça (PP), reeleita com 4.755 votos, uma votação expressiva que reafirma sua relevância política na capital acreana.
Para Elzinha, o resultado é gratificante, mas ao mesmo tempo motivo de reflexão.
“Gratidão assim é o meu nome hoje, e dizer que eu lamento a quantidade de mulheres não ter aumentado a nossa representatividade. No entanto, eu estou aqui para dizer que eu quero continuar sendo a voz do povo, levando a mensagem da população de Rio Branco para a Câmara Municipal e levantando essa bandeira, lutando por nós mulheres”, disse Elzinha.
A vereadora reeleita reforçou seu compromisso com a luta contra o machismo e a busca por mais igualdade de gênero na política.
“Não espere menos de mim, darei o meu melhor, com muita força, com muita garra e muito compromisso com todas as mulheres, e não importa se eu tiver com medo, eu vou com medo mesmo, mas eu estarei lutando de forma muito ativa e efetiva”, afirmou a vereadora.