
Mutirão de limpeza no Rio Juruá mobiliza governos federal, estadual e municipal neste sábado
As praias do Rio Juruá receberam um mutirão de limpeza neste sábado, 20, por meio da união entre os governos federal, estadual e municipal, representando um momento de união e conscientização da população quanto ao descarte e destino do lixo.
Celebrando o Dia Mundial da Limpeza, ações de educação ambiental e limpeza de rios são intensificadas, visando melhorar o ambiente nas praias e conscientizar a sociedade sobre o cuidado ambiental, sobretudo, os ribeirinhos que vivem e fazem uso da água do rio para diversos fins.
Sob a coordenação da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, 61º BIS e Marinha do Brasil, o governo esteve presente por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente (Imac), Bombeiros e Polícia Militar, reforçando o compromisso do Estado nas ações de cunho ambiental.
A coordenadora da Sema no Juruá, Cláudia Lima, ressaltou a grandeza da ação na busca por um ambiente sustentável: “É uma ação de grande importância, pois reforça o compromisso do governo com a causa ambiental e através das parcerias dos órgãos ambientais temos o propósito de fazermos deste dia, não apenas de recolhimento de lixo, mas, de conscientização da população, para que juntos possamos cuidar do meio ambiente”, destacou.

Para a chefe do Imac na regional do Juruá, Lacione Pedrosa Maia, esse mutirão de limpeza é a união de forças entre os órgãos das três esferas, somando esforços em busca de um ambiente mais limpo, destacando o papel do Imac na orientação aos moradores da região: “O Imac está oferecendo educação ambiental, orientando a população sobre as suas ações para que tenhamos um ambiente mais limpo e sustentável. Nossa equipe está aqui na comunidade dando essas orientações e promovendo conscientização”, finalizou.

Representando a esfera municipal, a secretária de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Edna Fonseca, definiu a ação como um encontro de forças em razão de um objetivo comum, que é a proteção do meio ambiente, em especial do Rio Juruá: “Estamos aqui irmanados, juntos com as parcerias tão importantes para a causa ambiental. Estamos unidos na proteção do Rio Juruá, pois é ele que alimenta Cruzeiro do Sul e tem uma enorme trafegabilidade. Essa ação de hoje é para mostrar a importância de cuidar desse rio, que além de unir os municípios mais isolados, é fonte de sustento para muitas famílias ribeirinhas”, destacou.
Presente na ação ambiental, o 2º tenente do 61º BIS, Pedro Almeida, destacou a presença das Forças Armadas durante a atividade. “O exército está aqui, marcando presença junto com as demais Forças Armadas nesse mutirão de limpeza no Rio Juruá, mostrando a importância não somente da ação em si, mas, também da conscientização que gera nas pessoas”, enfatizou.

A importância de reciclar
Com o lema: “Recicla, cria, transforma e inova”, uma equipe da Universidade Federal do Acre (Ufac), composta por professores e alunos, apresentou o projeto: Eco Print PET, que nasceu da urgência em enfrentar o descarte massivo de resíduos plásticos no meio ambiente.
A iniciativa do projeto se deu em razão da baixa taxa de reciclagem do PET e seu impacto na poluição. A proposta é transformar garrafas PET em filamentos para impressão 3D, aliando sustentabilidade e inovação, contribuindo para uma economia circular mais eficiente e engajando comunidades na criação de soluções locais.

Durante a palestra, a equipe ressaltou a importância de reciclar, mostrando que além de não poluir o ambiente com as garrafas PET, ainda pode-se criar e inovar na criação de diversos itens e produtos, como: porta celular, chaveiros, cabo de pincéis, dentre outros.

A presença do governo do Acre nas ações ambientais, reforça o compromisso em cuidar das pessoas e do lugar onde as mesmas vivem, dando-lhes condições e mecanismos, tanto para trabalhar como para manter a sustentabilidade ambiental.
Por: Agência de Notícias do Acre.