Com a chegada do Dia dos Namorados nesta quarta-feira (12), os empresários do comércio de Rio Branco demonstram otimismo em relação às vendas para uma das datas mais importantes do calendário varejista. Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio em parceria com o Instituto Data Control, 91,2% dos empresários ouvidos esperam um impacto positivo nas vendas neste ano.
O levantamento entrevistou 102 empresários de diferentes segmentos como vestuário, calçados, cosméticos, artigos para presentes e variedades em geral. Com margem de erro de três pontos percentuais, o estudo aponta que o Dia dos Namorados continua sendo uma das cinco datas mais relevantes para o comércio brasileiro.
Apesar do otimismo predominante, 7,8% dos empresários não compartilham da mesma perspectiva. Eles alegam que seus produtos ou serviços não têm relação direta com a data, como materiais de construção, peças e acessórios automotivos, entre outros.
Com as expectativas em alta, os comerciantes já traçam estratégias para estimular o consumo. Segundo a pesquisa, 27,5% dos entrevistados pretendem lançar promoções mais atrativas, oferecer frete grátis e incluir brindes nas compras. Além disso, 25,5% querem apostar em ações que levem o cliente até o ponto físico para conhecer os produtos. A modernização e o reforço das plataformas online de vendas também fazem parte do plano de muitos lojistas.
A maioria dos comerciantes (83,5%) espera que os consumidores gastem entre R$ 100 e R$ 300 com presentes. A percepção é de que o movimento será maior do que em 2024, com 57,4% dos empresários afirmando que o desempenho deste ano será superior.
Apesar do otimismo, os desafios para o consumo também foram destacados. Entre os obstáculos apontados pelos empresários, o endividamento aparece como o principal, citado por 39,2% dos entrevistados. A falta de dinheiro — consequência direta das dívidas — e o desemprego também preocupam, com 15,7% destacando a ausência de trabalho como fator limitante para as vendas. Por fim, 13,7% dos empresários mencionaram os preços altos, influenciados pelo custo da matéria-prima.
A pesquisa também ouviu 205 consumidores com renda de até R$ 4.000 — a maioria concentrada na faixa de R\$ 1.400. Desses, 36,1% afirmaram que pretendem realizar compras para a data. Embora o índice seja menor do que o registrado em 2024, quando 46% dos consumidores afirmaram intenção de comprar, a expectativa geral é de que o movimento comercial ainda supere o do ano passado.
“Essas respostas tem como base o momento econômico atual, as altas taxas de juros e a reforma tributária que ainda causa preocupações na maioria dos empresários”, afirma Egídio Garó, assessor da presidência.
Mesmo diante de desafios econômicos, o Dia dos Namorados segue sendo uma data de forte apelo emocional e comercial. Em Rio Branco, o setor acredita que o amor pode, sim, aquecer as vendas.