×

Últimas

Nova tabela do IRPF 2026 entra em vigor e amplia isenção para trabalhadores

Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2026 começam a ser sentidos nesta semana no contracheque dos trabalhadores assalariados. A mudança beneficia quem recebe até R$ 5 mil brutos por mês, que passa a ficar totalmente isento do imposto.

Já os contribuintes com renda mensal de até R$ 7.350 terão uma redução gradual do valor do Imposto de Renda retido na fonte, conforme as novas faixas e alíquotas estabelecidas pelo governo federal.

As alterações passam a valer para os salários pagos a partir de janeiro de 2026, com reflexo direto nos pagamentos realizados a partir deste mês de fevereiro.

Segundo estimativas do Ministério da Fazenda, cerca de 16 milhões de pessoas em todo o país devem ser beneficiadas com a nova tabela, que tem como objetivo aliviar a carga tributária sobre os trabalhadores de menor renda e aumentar o poder de compra das famílias.

A expectativa do governo é que a medida contribua para a redução das desigualdades e gere impacto positivo na economia, com maior circulação de recursos no consumo interno.