Apesar das diversas denúncias apresentadas por servidores e representantes de classe, o diretor executivo operacional Tiênio Costa assumiu interinamente, na última terça-feira (20), a presidência do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN). A nomeação gerou indignação entre os servidores, que acusam Costa de praticar assédio moral e perseguição sistemática dentro da instituição, com o suposto apoio da chefe de gabinete, Fernanda Sá.

Entenda o caso
A denúncia mais recente envolve um servidor que afirma ter sido convocado, em outubro de 2024, para uma reunião na sala da Diretoria Executiva Operacional. Estavam presentes no encontro Tiênio Costa, Fernanda Sá e o diretor de inteligência. Segundo o relato, o servidor foi pressionado por quase duas horas a alterar um voto dissidente registrado em processos administrativos disciplinares, nos quais atuava como membro ou presidente da comissão.
Mesmo tendo informado que o voto já havia sido protocolado no SEI (Sistema Eletrônico de Informações), os gestores insistiram para que o documento fosse modificado, a fim de alinhar a decisão com a dos demais membros da comissão. Diante da pressão, o servidor solicitou a saída da reunião, o que foi permitido.
No entanto, em 28 de fevereiro de 2025, ele foi novamente chamado à sala do diretor. Desta vez, também estavam presentes Tiênio Costa e Fernanda Sá. Durante o novo encontro, a pressão para que o servidor modificasse o conteúdo do relatório foi retomada. Com a nova recusa, o servidor afirma ter sido informado de que seria transferido para o presídio feminino — medida que ele interpreta como uma retaliação direta.
Além desse episódio, há outros relatos de práticas semelhantes de assédio e intimidação que estariam sendo formalizados por policiais penais e encaminhados ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). As denúncias reforçam o clima de tensão dentro do órgão e levantam questionamentos sobre a gestão da nova presidência interina.
A direção do IAPEN ainda não se pronunciou oficialmente sobre as acusações.