Rio Branco, AC, 13 de julho de 2024 23:44

OCA promove ações em alusão a campanha do Janeiro Branco

Facebook
Twitter
WhatsApp

A campanha do Janeiro Branco tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. Durante o mês de janeiro, o Governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), promoveu nas unidades da instituição diversas iniciativas que buscam combater o estigma associado às questões psicológicas e incentivar o autocuidado emocional.

A iniciativa teve como foco a promoção de panfletagem com orientações e oficinas com temáticas de autocuidado emocional e saúde mental. Durante as ações realizadas, os agentes vestiram branco, em alusão à campanha para conscientizar também os cidadãos que foram até as centrais em busca de atendimento.

“Em nossa gestão buscamos promover um ambiente de trabalho com segurança psicológica para que nossos servidores possam se desenvolver com autonomia e bem-estar, intensificamos a campanha em janeiro, mas esse tema tão importante faz parte da nossa rotina diária. Cuidar dos nossos servidores é uma prioridade para nós”, ressaltou a diretora da OCA, Francisca Britto.

A psicóloga Tatiana Cristina Xavier, conduziu em Rio Branco a oficina sobre “Autocuidado Emocional”, buscando incentivar reflexões sobre auto planejamento e a importância dessa temática dentro do ambiente de trabalho. Durante a oficina, algumas dinâmicas foram realizadas proporcionando um ambiente para compartilhar estratégias de autocuidado e incentivando a interação entre o palestrante e os servidores.

“Eu acho de suma importância essas oficinas que a OCA proporciona para os colaboradores, pois além de agregar no nosso currículo também agrega na nossa vida pessoal”, enfatizou Nonata Nogueira, servidora da OCA.

Janeiro Branco

A escolha da cor branca para representar o Janeiro Branco não é por acaso, mas sim carregada de simbolismo. O branco é frequentemente associado à pureza, à paz, ao recomeço, e esses atributos se alinham bem com os objetivos da campanha.

Além disso, o branco também é uma cor neutra e inclusiva, que representa a união de todas as cores. Isso reflete a ideia de que a saúde mental é uma questão que afeta a todos, independentemente de raça, gênero, idade ou condição social.