
Oficina “Aproximando Baques” traz a Força do Maracatu de Recife para Rio Branco e convida para cortejo aberto
A capital acreana está vibrando ao som dos tambores de maracatu. Desde a última segunda-feira, dia 22, o projeto “Aproximando Baques – 3ª edição”, do grupo Maracatu Pé Rachado, está promovendo uma imersão na cultura do Maracatu de Baque Virado. O evento, que acontece no Casarão, conta com a participação especial de dois mestres da renomada Nação Porto Rico, de Recife (PE): Rumenig Dantas e Lany Moura.
A iniciativa é um marco cultural para a cidade, viabilizada através do edital de Formação da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, com o valioso apoio da Política Nacional Aldir Blanc. O objetivo principal é fortalecer e difundir a tradição do maracatu na região, proporcionando um intercâmbio direto com mestres que são referência no assunto.
Durante toda a semana, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e aprofundar seus conhecimentos nos instrumentos que compõem a orquestra do Maracatu Nação, como o agbê, a alfaia, a caixinha e o gonguê.
Mestres da Tradição
Os oficineiros trazem na bagagem uma vida dedicada ao Maracatu Porto Rico, uma das nações mais antigas e respeitadas de Pernambuco. Lany Moura, nascida e criada na comunidade do Bode, em Pina, é neta da rainha e Yálorixá Elda Viana e começou sua jornada no maracatu ainda criança. Hoje, é uma multiplicadora dessa cultura, ministrando oficinas por todo o Brasil.
Rumenig Dantas, percussionista e também natural da comunidade do Bode, é um profundo conhecedor dos ritmos afro-brasileiros. Com uma vasta experiência em diversos grupos e projetos culturais, ele viaja o país compartilhando a história, a ancestralidade e a técnica por trás dos toques do maracatu.
Cortejo de Encerramento Aberto ao Público
Para celebrar a conclusão da oficina e compartilhar a energia contagiante do maracatu com toda a cidade, será realizado um grande cortejo de encerramento no próximo Domingo, dia 27 de julho.
A concentração terá início às 19h em frente ao Casarão, de onde o grupo sairá em desfile pelo centro da cidade. O Maracatu Pé Rachado e os oficineiros convidam toda a população de Rio Branco para participar desta grande festa, dançando e celebrando a força da cultura popular.
É uma oportunidade única para a comunidade vivenciar de perto a riqueza do maracatu e prestigiar o trabalho desenvolvido durante a oficina.
Serviço:
• O quê: Cortejo de Encerramento da Oficina “Aproximando Baques”
• Quando: Sábado, 27 de julho, a partir das 17h
• Onde: Concentração em frente ao Casarão (Avenida Brasil, Centro)
• Quanto: Gratuito e aberto a toda a comunidade.