×

Últimas

Onda polar provoca chuvas fortes e temporais no Acre e em outros estados nesta terça-feira

O deslocamento de uma onda polar deve provocar instabilidade climática em diversas regiões nesta terça-feira (16). A previsão indica chuvas a qualquer hora do dia, com possibilidade de pancadas fortes em áreas do Acre, sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.

No Acre, o alerta é maior para o período da noite, quando a chegada da massa de ar frio pode intensificar as chuvas e provocar temporais acompanhados de raios e ventanias. Em Goiás e no Distrito Federal, o tempo também permanece instável, com chuvas ao longo do dia, que podem ser fortes em pontos isolados.

Já nas demais áreas do Amazonas, a previsão é de tempo quente e abafado, com chuvas pontuais e passageiras, que podem ocorrer de forma intensa em alguns momentos.

Segundo o Portal Otempo Aqui, no leste e sul do estado, que incluem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será marcado por calor, presença de sol entre nuvens e chuvas rápidas e isoladas. No entanto, a partir da noite, a atuação da onda polar aumenta significativamente o risco de chuvas intensas e temporais. A probabilidade de chuva forte é considerada muito alta. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 65% durante a tarde, podendo chegar a 95% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos ao longo do dia, com rajadas moderadas, mudando de direção à noite, quando passam a soprar do sudeste, com variações do sul e sudoeste.

No centro e oeste do estado, abrangendo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo segue quente, com sol, aumento de nebulosidade e chuvas pontuais, que podem ser intensas em algumas localidades. A probabilidade de chuvas fortes também é alta. A umidade mínima fica entre 55% e 65% à tarde, enquanto a máxima pode atingir entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos permanecem fracos e calmos, predominando das direções norte, noroeste e nordeste.