×

Últimas

Ouvidoria da Defensoria do Acre participa do 5º Encontro Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas

Participação da Ouvidoria do Acre na cerimônia do Selo Esperança Garcia 2025, realizada no Quilombo Abacatal, espaço de resistência e promoção da igualdade racial.

A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Acre participou, entre os dias 26 e 28 de novembro, em Belém (PA), do 5º Encontro Ordinário do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas (CNODP). A instituição foi representada pela ouvidora-geral, Soleane Manchineri, que integrou a programação ao lado de representantes de ouvidorias externas de todo o país.

Para Soleane Manchineri, a realização do encontro na região amazônica tornou a programação especialmente significativa. Segundo ela, as discussões dialogaram diretamente com temas que a Ouvidoria do Acre já vem acompanhando. “O encontro do Pará foi incrível, sobretudo por ser na região Norte. Tivemos uma agenda muito relevante relacionada às mudanças climáticas, semelhante ao que trabalhamos no Acre. Foi uma oportunidade de conhecer defensores que atuam nessa pauta e de ampliar nosso olhar sobre seus impactos nos territórios.”

A programação contemplou visitas a áreas tradicionais e atividades voltadas ao intercâmbio de experiências entre as ouvidorias. Uma das vivências mais marcantes foi a ida ao Quilombo Abacatal, que sediou parte de um seminário da COP e recebeu a cerimônia de entrega do Selo Esperança Garcia 2025. O reconhecimento valoriza iniciativas antirracistas e ações de promoção da igualdade racial desenvolvidas por defensorias e ouvidorias em todo o país.Soleane Manchineri acompanha a entrega do Selo Esperança Garcia 2025, que reconhece práticas antirracistas e iniciativas de promoção da igualdade realizadas por ouvidorias e defensorias de todo o país.

Sobre o momento, Soleane destacou: “No quilombo fizemos a entrega do Prêmio Esperança Garcia, que reconhece defensorias que atuam para diminuir desigualdades sociais e raciais. O selo é voltado a valorizar práticas antirracistas e ações afirmativas que garantam a presença de defensores, servidores, estagiários e estagiárias negros e indígenas na instituição.”

A visita ao território também marcou a ouvidora pela experiência cultural e pelo contato com as realidades locais. “Fiquei muito feliz em conhecer um quilombo na Amazônia. Já tinha conhecido no Nordeste, mas aqui ainda não. Foi muito rico compreender a realidade dessas pessoas, suas lutas, suas resistências e as incidências que constroem diariamente.”Ouvidora-geral Soleane Manchineri representa a Defensoria Pública do Acre no 5º Encontro Nacional de Ouvidorias, realizado em Belém (PA).

Além da programação técnica, o encontro proporcionou o reconhecimento da diversidade cultural amazônica. As visitas guiadas a rotas turísticas da região permitiram compreender o modo de vida das comunidades e fortalecer o vínculo entre representantes de diferentes estados.

Ao retornar ao Acre, Soleane avaliou que a participação no encontro fortalece o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria-Geral. “Voltei mais fortalecida, especialmente para incidir em políticas públicas voltadas às mudanças climáticas e à diminuição dos prejuízos que a natureza vem sofrendo ao longo da modernidade.”