Rio Branco, AC, 26 de junho de 2026 09:26

Pacientes denunciam novo protocolo da Unimed para tratamento da dor crônica: “Eles não ligam pra gente”

Pacientes da Unimed procuraram a equipe de reportagens do Alerta Cidade para denunciar uma mudança no protocolo de atendimento adotado no Pronto Atendimento da operadora, que teria substituído a administração dos medicamentos Tramal e Dramin na forma injetável por versões em comprimidos para determinados casos.

Segundo os relatos recebidos pela redação, a alteração estaria sendo aplicada especificamente a pacientes com doenças crônicas que convivem com dores recorrentes, como fibromialgia, enxaqueca, artrite reumatoide e outras enfermidades semelhantes.

Ainda conforme as denúncias, pacientes afirmam que o novo protocolo não teria sido acompanhado da apresentação de uma norma, resolução ou legislação que fundamentasse a mudança. Eles também alegam que outras decisões relacionadas ao atendimento de pessoas com dor crônica estariam sendo adotadas, o que tem gerado questionamentos entre usuários do plano de saúde.

A reportagem entrou em contato com a direção do Pronto Atendimento da Unimed para solicitar esclarecimentos sobre a existência do novo protocolo, quais os critérios técnicos utilizados para sua adoção, se há respaldo em diretrizes médicas ou normas específicas e por qual motivo as mudanças estariam sendo direcionadas aos pacientes com dor crônica.

Até a publicação desta matéria, a Unimed não havia respondido aos questionamentos encaminhados pela reportagem. O espaço permanece aberto para manifestação da cooperativa, e este conteúdo será atualizado caso haja posicionamento oficial.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp