Rio Branco, AC, 22 de julho de 2024 09:46

Pai de autista, deputado Pablo Bregense fala sobre os desafios e alegrias de cuidar de quem tem TEA

Facebook
Twitter
WhatsApp

Emocionado durante sua fala na sessão plenária desta terça-feira, 2, o deputado estadual Pablo Bregense prestou homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Em seu discurso, o deputado, que é pai de uma criança autista, Estevão, de 4 anos, destacou a necessidade de cultivar o orgulho pela pessoa autista, além do estigma associado ao transtorno. Citando um trecho do poema “Dia do Orgulho Autista” de Liê Ribeiro, Bregense enfatizou a importância de reconhecer a singularidade das pessoas no espectro.

O parlamentar também destacou o papel da Assembleia Legislativa do Acre como parceira na luta pela causa autista, independente de filiação partidária. Ele expressou sua gratidão pelo apoio recebido e reafirmou seu compromisso em trabalhar em prol das questões relacionadas ao transtorno e de todas as deficiências ocultas. “Infelizmente um mandato ainda é pouco para sanar os anseios de toda uma população que passa por diversas dificuldades. Mas, sabendo que esta assembleia abraça a causa, podemos nos tornar gigantescos”, disse o deputado.

Ao compartilhar sua experiência pessoal e familiar, o deputado ressaltou os desafios enfrentados pelos pais de crianças autistas, desde a busca por diagnóstico até a luta por inclusão e acessibilidade. Ele reconheceu o papel fundamental das instituições educacionais e da sociedade em geral na promoção de uma cultura de respeito e aceitação das diferenças.

Luanna Lins
D’santi – Escritório de Comunicação