
Países se reúnem no Reino Unido para discutir reconstrução da Faixa de Gaza
Autoridades de diversos países, representantes de empresas e integrantes da sociedade civil se reúnem desde esta segunda-feira (13) em Wilton Park, no Reino Unido, para discutir estratégias de reconstrução da Faixa de Gaza, após dois anos de uma guerra que devastou grande parte do território palestino. O encontro segue até esta quarta-feira (14).
De acordo com o governo britânico, o objetivo do evento é “convocar esforços cruciais de planejamento e coordenação para Gaza no pós-guerra”, reunindo governos e instituições financeiras internacionais em busca de soluções conjuntas para o processo de recuperação da região.
A conferência conta com a presença de representantes da Autoridade Palestina, Jordânia, Alemanha, Itália e Arábia Saudita, além de entidades como o Banco Mundial, o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento e investidores do setor privado.
As discussões também envolvem o fortalecimento institucional da Autoridade Palestina, com o intuito de garantir que ela tenha condições de liderar o processo de reconstrução de Gaza. O governo britânico reforçou que essa reconstrução será conduzida pelos palestinos, sem qualquer participação do Hamas na futura governança do território, um dos principais pontos do acordo de cessar-fogo firmado recentemente entre o grupo e Israel.
O cessar-fogo é visto pela comunidade internacional como uma grande oportunidade para pôr fim ao conflito que já deixou mais de 67 mil mortos, segundo autoridades de saúde locais. A expectativa é que, a partir desse diálogo, sejam definidas ações concretas de apoio humanitário, econômico e político para iniciar a reconstrução de Gaza e promover estabilidade na região.