O chefe da Divisão de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ da SEASDH, Germano Marino, esteve na manhã desta terça-feira,08, na sede do IEPTEC – Instituto de Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi, em Rio Branco, reunido com os gestores Claudio Angelim e Renata Teixeira para discutirem diretrizes estratégicas do Plano de Ação da Empregabilidade das Pessoas LGBTQIAPN+ do Governo do Estado do Acre.
O objetivo é promover a qualificação profissional da população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade, ampliar o acesso da população LGBTQIA+ aos cursos técnicos e de formação inicial e continuada oferecidos pelo IEPTEC.
Pessoas LGBTQIA+ enfrentam o dobro da taxa de desemprego em comparação à média nacional, segundo o IBGE (2022).
Mais de 90% das pessoas trans no Brasil estão fora do mercado formal de trabalho, conforme o Mapa da Desigualdade elaborado pela ANTRA (2023).
Para Germano Marino o estabelecimento de ações afirmativas para o ingresso, permanência e conclusão de cursos são intuitos claros da parceria declarou Germano Marino
“ Foi uma visita orientadora e extremamente produtiva. Agradeço gentilmente aos gestores Claudio Angelim e Renata Teixeira pela receptividade e pela disposição em fortalecer essa agenda tão urgente. Acreditamos que investir em educação profissional é um dos caminhos mais potentes para transformar realidades e promover dignidade à população LGBTQIA+ do nosso estado,” afirmou o chefe da Divisão de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ da SEASDH.