Rio Branco, AC, 30 de março de 2025 15:56
img_0486-1.jpg

Pedro Pascoal assume vice-presidência regional do Conass e fortalece representatividade do Acre na saúde

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Pela primeira vez na história, o Acre conquista uma posição de destaque no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O secretário de Estado de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, foi eleito vice-presidente da Região Norte para a gestão 2025-2026, durante assembleia realizada nesta quarta-feira, 26, em Brasília.

A eleição de Pascoal marca um avanço significativo para o estado, garantindo maior representatividade nas discussões nacionais sobre saúde pública. Como vice-presidente regional, ele terá a missão de defender os interesses dos estados da Amazônia brasileira, buscando recursos e soluções para os desafios específicos da região, como a atenção à saúde dos povos originários e a necessidade de estratégias adaptadas às particularidades locais.

Para Pedro Pascoal, essa conquista é um passo importante para o Acre. “É uma felicidade ver o nosso estado ganhando protagonismo no cenário nacional. Com certeza, essa representatividade junto ao Ministério da Saúde vai viabilizar muitos recursos para todos os estados da Amazônia. Já levantamos a necessidade de uma atenção maior aos povos originários e destacamos que temos particularidades específicas da Região Norte que precisam ser discutidas com mais cautela”, ressaltou o secretário.

A chegada de Pascoal à vice-presidência do Conass também simboliza o fortalecimento do Acre na formulação de políticas públicas para a saúde. Ele reforça que essa nova posição faz parte da estratégia do governo Gladson Cameli para melhorar o sistema de saúde no estado. “Essa é mais uma estratégia do governo para garantir que a gente consiga entregar uma saúde que a população merece. É um compromisso para o qual estarei vestindo a camisa”, afirmou.

Na mesma assembleia, Tânia Mara Coelho, secretária de Saúde do Ceará, foi eleita presidente do Conass por unanimidade. Emocionada, ela destacou a importância de uma gestão baseada no consenso e em decisões científicas. Também foram definidos os demais vice-presidentes regionais e outros representantes que atuarão na nova composição do conselho.

A posse da nova diretoria do Conass está prevista para abril deste ano.