Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registou que 78,8% das famílias brasileiras estiveram endividadas no mês de junho de 2024.
Segundo os dados do CNC, a proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso passou para 28,8% no mês. Com essa inadimplência, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) é submetido ao banco de dados de restrição ao crédito, o famoso “nome sujo”
Devido à negativa, a pessoa fica impedida de adquirir produtos e realizar financiamentos de imóveis. Entretanto, antes do CPF ser impedido de obter novos créditos, o consumidor é notificado pela loja, banco ou entidades de proteção ao crédito sobre a inclusão de seu nome na lista de inadimplentes.
O consumidor poderá verificar se o seu CPF está inadimplente através do Site do Serasa, pelo aplicativo para celular ou pelo telefone através do número 0800 591 1222. Outra forma de verificar o débito, é por meio do site ou aplicativo SPC Brasil.
Para “limpar o nome”, é necessário o consumidor entrar em contato com a empresa responsável pela restrição do seu nome ao crédito, para realizar uma negociação. Após o pagamento da primeira parcela de negociação da dívida, o CPF deverá ser retirado na negativação.