×

Últimas

Pesquisa aponta que 7 a cada 10 violências contra a mulher no brasil são testemunhadas

O DataSenado e o Observatório da Mulher contra a Violência apresentaram a 11ª edição da Pesquisa Nacional da Violência contra a Mulher, revelando que sete a cada dez violências praticadas contra a mulher no Brasil são testemunhadas.

O levantamento, conduzido com 21.641 mulheres a partir de 16 anos em todos os estados do país, entre maio e julho de 2025, identificou que 33% das entrevistadas, o equivalente a 3,7 milhões de mulheres, sofreram algum tipo de violência nos 12 meses anteriores.

Entre as testemunhas da violência, 70% são crianças, e 80% delas são filhos e filhas da vítima, indicando a presença da violência doméstica no ambiente familiar.

O coordenador do DataSenado, Marcos Ruben, destacou que a pesquisa também mostrou que, nos casos em que adultos testemunharam a violência, 40% deles não prestaram ajuda à mulher agredida.

A pesquisa também mapeou o impacto da violência no cotidiano das vítimas. Sessenta e oito por cento das mulheres que relataram ter sofrido violência nos últimos 12 meses tiveram suas relações sociais afetadas.

No âmbito econômico, mais de um terço das vítimas afirmou não conseguir se sustentar, totalizando mais de 8,5 milhões de mulheres, o que a coordenadora do Observatório da Mulher, Maria Tereza Prado, associa à limitação da capacidade de reação devido à desigualdade financeira.