Rio Branco, AC, 26 de dezembro de 2024 20:51
img_1088-1.jpg

Pesquisa DELTA/OALERTACIDADE revela Léo Moraes como favorito nas eleições de Porto Velho

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O ex-deputado federal por Rondônia e atual candidato à Prefeitura de Porto Velho, Leo Moraes (Podemos), lidera a corrida eleitoral na capital, segundo pesquisa da DELTA/OALERTACIDADE. O levantamento aponta Moraes como o favorito para vencer as eleições.

Na pesquisa espontânea, Leo Moraes aparece com 43% das intenções de voto, enquanto sua principal oponente, a médica Mariana Carvalho (União Brasil), registra 38,38%. No cenário estimulado, o candidato mantém a vantagem, subindo para 45%, com Mariana alcançando 41,5%.

A pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos candidatos. Mariana Carvalho tem 36,25% de rejeição, contra 30% de Leo Moraes, sugerindo um cenário favorável ao ex-deputado no segundo turno, marcado para o próximo dia 27 de outubro.

Reprodução / Redes sociais

Mais de 80% dos entrevistados afirmaram estar decididos quanto ao seu voto, o que indica um cenário praticamente definido para a eleição municipal em Porto Velho.

A próxima pesquisa do Alerta Cidade será divulgada no sábado, véspera da votação. O Instituto Delta, responsável pelo levantamento, foi escolhido devido à sua credibilidade. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia sob o número RO-00349/2024.

Perfil dos candidatos

Leonardo Barreto de Moraes (Podemos) é natural de Foz do Iguaçu (PR). É pecuarista, formado em Direito, tem 40 anos e ingressou na carreira política aos 28. Seu primeiro mandato foi como vereador de Porto Velho (RO), em 2012, sendo eleito deputado estadual em 2014. Em 2018, foi eleito deputado federal. Concorre à prefeitura da capital de Rondônia pelo Pode. Sua vice é Magna dos Anjos Queiroz (Podemos).

Mariana Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes (União Brasil) é natural de São Paulo (SP). Médica e advogada, tem 37 anos e ingressou na política aos 22. Foi eleita vereadora de Porto Velho (RO) em 2008 e deputada federal por dois mandatos consecutivos: 2014 e 2018.