×

Últimas

Piracanjuba usa inteligência artificial para ajudar na busca por pessoas desaparecidas

Tecnologia, empatia e alcance nacional se unem em nova campanha da marca, que transforma milhões de embalagens de leite em instrumentos de esperança

Em uma iniciativa inédita no Brasil, a marca Piracanjuba lançou a campanha “Desaparecidos”, que estampa fotos atualizadas por inteligência artificial de pessoas desaparecidas em caixas de leite distribuídas em todo o país. A ação é realizada em parceria com a Associação Mães da Sé, referência nacional na luta por desaparecidos, e desenvolvida pela agência Ampfy, com apoio técnico do perito criminal Hidreley Diao, especialista em projeção de idade com uso de I.A.

A proposta é simples, mas poderosa: usar a capilaridade dos produtos Piracanjuba, que estão presentes em milhões de lares brasileiros, para ajudar na localização de pessoas desaparecidas — algumas há décadas. A tecnologia reconstrói a aparência atual dessas pessoas com base em fotos antigas, criando imagens que mostram como estariam hoje, em cenas do cotidiano.

“Piracanjuba é sinônimo de qualidade e cuidado. Uma marca que chega nos lugares mais distantes do Brasil, coloca seu predomínio a favor de uma causa nobre e urgente: trazer esperança e, quem sabe, voltar a reunir famílias”, destacou Fred Siqueira, CCO da Ampfy.

A campanha é uma releitura de um movimento iniciado nos Estados Unidos nos anos 1980, quando fotos de crianças desaparecidas passaram a ser estampadas em caixas de leite. No Brasil, o projeto ganha uma nova dimensão com o uso da inteligência artificial e o apoio logístico da Piracanjuba — considerada a 9ª marca mais escolhida nos lares do país, segundo dados da Kantar.

As embalagens são produzidas pela Tetra Pak e distribuídas nacionalmente. O site oficial da ação, www.piracanjuba.com.br/desaparecidos, reúne informações sobre os desaparecidos retratados na campanha, enquanto o perfil da Associação Mães da Sé no Instagram também divulgará imagens e vídeos gerados por I.A.

“Uma marca da envergadura da Piracanjuba, com um propósito tão bonito de fazer o bem, eleva a nossa causa e nos dá visibilidade e alcance que nunca tivemos antes”, afirmou emocionada a fundadora da Mães da Sé, Ivanise Esperidião da Silva.

De acordo com o Anuário da Segurança Pública 2024, foram registrados 80.317 casos de desaparecimento no Brasil apenas no ano passado, um aumento de 3,2% em relação a 2022. A campanha Desaparecidos vem como uma resposta a esses números e uma tentativa concreta de ampliar as chances de reencontro.

“Esta é uma iniciativa que nos enche de esperança. Os produtos Piracanjuba acompanham momentos de união nas famílias. É muito triste o desaparecimento de um membro da família; é algo que afeta a todos. Com essa ação, queremos gerar empatia e contribuir para a busca dessas pessoas”, reforça Lisiane Campos, diretora de Marketing da Piracanjuba.

A ação será divulgada por meio de redes sociais, mídia exterior e com apoio de influenciadores digitais engajados na causa. E, segundo a empresa, a campanha será contínua, com previsão de continuidade já em 2026.