Rio Branco, AC, 14 de julho de 2024 05:32

Plácido de Castro completa 47 anos; entenda um pouco sobre a história do município

Facebook
Twitter
WhatsApp

Inicialmente, a região de Plácido de Castro era uma colocação de seringueiro, passando posteriormente a depósito do seringal São Gabriel, com o nome de Pacatuba. Contudo, com o crescimento do povoado, surgiu a Vila Pacatuba que logo depois recebeu o nome de Plácido de Castro, em homenagem ao herói da Revolução Acreana.

Seu surgimento deu-se em razão da posição comercial estratégica para compra de borracha, castanha e fornecimento de mercadorias, função de entreposto que concentrava toda produção da rica e vasta região boliviana.

Em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Rio Branco o distrito de Plácido de Castro. Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Plácido de Castro, pela Lei Constituição Estadual de 01/03/1963, desmembrado de Rio Branco. Sede no antigo distrito de Plácido de Castro. Constituído do distrito sede. Instalado em 30/03/1977.

Atualmente o município de Plácido de Castro é administrado pelo prefeito Camilo Silva (PSD), que deve concorrer a reeleição em outubro do ano corrente.